Tudo que você precisa saber para visitar o Monte Titlis
Tem algum passageiro pensando em conhecer os Alpes Suíços? Que tal indicar o majestoso Monte Titlis em seu roteiro de viagem. Com mais de 3200 metros de altura, essa deslumbrante montanha lhe garante momentos de diversão na neve o ano todo.
Neste post você encontrará todas as informações necessárias para fazer este belo passeio. Confira!
Onde fica o Monte Titlis
O Monte Titlis está localizado no coração da Suíça, na encantadora cidade de Engelberg e próximo de sua estação de trem. Encontra-se relativamente perto de duas das principais cidades do país, apenas 35 km de Lucerna e 80 km de Zurique.
Como chegar até a Estação de Engelberg
De trem
Diariamente, existem trens saindo de hora em hora de Lucerna ou Zurique com destino a estação de Engelberg. Embarcando em Zurique, o percurso dura é de aproximadamente duas horas, já partindo de Lucerna usando o trem InterRegio o trajeto leva apenas 50 minutos.
O trem é um dos meios de transportes mais confortáveis para ir a Engelberg. Porém, é recomendado ter o Swiss Pass para usufrui-lo de forma gratuita, caso contrário as tarifas podem ficar bem caras.
Pontos positivos
- Pontualidade
- Conforto e tranquilidade
- Admirar as paisagens
- Com o Swiss Pass, a passagem deste trecho é grátis
De barco e trem
Durante o verão uma das possibilidades de trajeto é pegar um barco que saí ao lado da estação de Lucerna, desembarcar ao lado do estação de Hergswill e seguir de trem até o vilarejo onde está Engelberg. Entretanto, é necessário sempre consultar com antecedência na estação Lucerna se esse percurso está disponível!
Pontos positivos
- Fazer um passeio incrível de barco
- Admirar as paisagens
- Com o Swiss Pass as passagem de trem e de barco são gratuitas
De carro
A distância entre Lucerna e Engelber é pequena o que torna a viagem de carro uma boa opção. Em média, os 35 km que separam às duas cidades podem ser percorridos em menos de uma hora. Partindo de Zurique a distância é maior, serão aproximadamente duas horas no mínimo de viagem.
É válido lembrar que viajar de carro, implica alguns gastos como aluguel do automóvel, gasolina e estacionamentos. Infelizmente nesse caso não dá para contar com o auxilio e benéficos do Swiss Pass. Uma dica importante para aqueles que pretendem utilizar esse meio de transporte no inverno, é certificar que o carro tenha os pneus adequados para a neve.
Endereço da estação de Engelberg: Gerschnistrasse 12, 6390 Engelberg, Suíça
Pontos positivos
- Ter liberdade para decidir o próprio itinerário
- Dividir as despesas com outros viajantes
- As estradas da Suíça são ótimas
- Estacionamento na estação de Engelber: CHF 5
Da estação de trem até o Monte Titlis
Como já esclarecido no tópico anterior, a estação de trem é bem próxima do montanha. Para chegar no local existem duas opções, a primeira é realizar uma agradável caminhada de aproximadamente 5 minutos, ou aguardar na estação para pegar o ônibus que realiza esse trajeto gratuitamente.
Ingressos para subir até o Monte Titlis
É importante ressaltar que a subida ao Monte Titlis é paga. É possível comprar os tickets nas maquinas localizadas na entrada da estação de trem ou nas bilheterias oficias da Estação Titlis.
A bilheteira oficial fica aberta de segunda a domingo das 08h00 às 17h00. O custo dos tickets variam de acordo com as atividades que cada um pretende realizar na montanha. Para aqueles que contam com o Swiss Pass o ingresso sai pela metade do preço, custando aproximadamente € 50,50 (com base em dezembro/2018)
Etapas da subida ao Monte Titlis
Gôndola Xpress
A primeira etapa rumo ao cume montanha é por meio da gôndola Xpress que comporta até 8 pessoas e é responsável por fazer o trajeto que leva até a Trübsee, estação intermediaria da montanha.
Trübsee
A primeira parada da gôndola será na estação de Trübsee, a aproximadamente 1.8000 metros de altitude.
Para quem não quer ir até o topo, uma ótima dica é aproveitar essa parada para curtir as inúmeras atividades que a montanha oferece. Aqui encontram-se opções diversões para todos os gostos tanto no verão quanto no inverno.
Agora se foco é aproveitar as atrações do topo da montanha, não é precido descer, bastar continuar até a próxima parada, a Estação Stand.
Estação Stand
Essa é a última parada da gôndola Xpress. Estação perfeita para aqueles que estão em busca de esportes radicais como o esqui. Esse também é o lugar para pegar o famoso l Titlis Rotair.
Titlis Rotair
Esse extraordinário bondinho gira 360 graus enquanto te leva até o topo da montanha, o percurso dura aproximadamente seis minutos e lhe permite uma visão fantástica dos Alpes.
Chegando ao topo do Monte Titlis
No cume do Titlis está localizado a estação Klein Titlis, onde encontra-se uma estrutura de 5 andares com restaurantes, sorveteria, loja de chocolates, loja de souvenires e até mesmo um estúdio de fotos.
As atrações no topo da montanha variam de acordo com a época do ano, entretanto, existem duas que são fixas e que já estão inclusas no valor do ingresso:
Gruta de Gelo
Uma incrível gruta de gelo, possui mais de 150 metros de percurso banhados por uma magnifica cor azul-turquesa.
Titlis Cliff Walk
Com aproximadamente 3.041 metros de altitude, Titlis Cliff Walk é considerada a ponte suspensa mais alta da Europa. Ela é reforçada por cabos de aço, então não precisa se preocupar, você estará seguro!
No meio da atração tem uma câmera, onde é possível realizar um registro sensacional, se gostar da foto é só compra-la no estúdio de fotos.
>> Clique aqui e confira os nossos pacotes de viagens para a Suíça!