Como ir de Barcelona a Paris: avião, carro ou trem?
Barcelona (Espanha) e Paris (França) são duas cidades estrangeiras queridas entre os brasileiros. Prova disso é que muitos de nossos conterrâneos combinam ambas quando viajam pela primeira vez para a Europa!
Por isso, se você tem algum passageiro que deseje conhecer esses destinos, chegou a hora de descobrir qual meio de transporte é o mais vantajoso para ir de Barcelona a Paris: avião, carro ou trem?
Barcelona e Paris de avião
Os voos entre Paris e Barcelona costumam ter durações inferiores a 2h. Entretanto, vale lembrar que o deslocamento até o aeroporto, os procedimentos de embarque e a espera pela bagagem devem ser contabilizados no tempo total.
Várias companhias aéreas low-cost da Europa operam nesse trecho, como Ryanair, Easyjet e Vueling. Por conta disso, é possível encontrar passagens a preços baixos e aproveitar as promoções relâmpago. Vale lembrar que essas empresas exigem que o passageiro que quiser levar mais do que 10kg de bagagem pague taxas extras que frequentemente são mais altas do que o próprio valor da passagem. Neste caso o barato, pode sair caro.
No momento de fazer a reserva, é preciso cuidado para não escolher voos para os aeroportos de Beauvais e Vatry, que ficam muito distantes do centro de Paris. As melhores opções são Charles de Gaulle ou ao Orly.
Pontos positivos
- As companhias ainda oferecem muitas promoções
- O avião é o meio de transporte mais seguro
Pontos negativos
- O conforto é reduzido
- Os aeroportos ficam longe do centro das duas cidades
- Muitas coisas precisam ser pagas à parte, como as bagagens
Barcelona e Paris de carro
Aproximadamente 1000 quilômetros separam as capitais da Espanha e da França. Viajantes que resolvem percorrer esse caminho de carro levam cerca de 10 horas para concluí-lo – mas isso depende do trânsito, que pode ser bem pesado.
Portanto, essa opção só é realmente interessante para quem pretende conhecer a região da Catalunha e/ou algumas cidades do interior da França, fazendo paradas estratégicas ao longo do trajeto.
Três rotas viabilizam a viagem: combinando as estradas A75 e A71; usando a A61 e a A20; e, por último, seguindo a A6. Embora a primeira opção seja a mais comum, você deve escolher a sua de acordo com as cidades onde deseja parar.
Com relação aos gastos, além do aluguel do carro, é importante não se esquecer de contabilizar dinheiro para combustível, pedágios e estacionamentos.
Pontos positivos
- Poder parar a qualquer momento
- Ficar quanto tempo quiser em cada lugar
- Contemplar as paisagens ao longo do caminho
Pontos negativos
- O conforto é reduzido
- Tende a ser a opção mais cansativa, principalmente para o condutor
- As paradas encarecem bastante a viagem
- Há pedágios
Barcelona e Paris de trem
A Renfe-SNCF opera trens de alta velocidade no trajeto de Barcelona a Paris. Viajantes que gostam da ideia de chegar rápido em seus destinos e observar as paisagens ao longo do caminho devem considerar essa opção.
Os trens partem da estação de Sants, em Barcelona, e chegam na estação de Lyon, em Paris, 6h30min mais tarde. A localização central das plataformas facilita muito o deslocamento dentro das cidades.
As passagens de trem entre as capitais começam a ser vendidos 60 dias antes da data da vigem. Passageiros que pesquisam com antecedência conseguem encontrar tarifas a partir de €59.
O trem que a Renfe-SCNF escolheu para operar esse caminho se chama AVE. Em alguns pontos, ele chega a 300 km/h. Além disso, é dotado de vagão bar, tela de vídeo e sistema de áudio, o que deixa a viagem mais confortável.
Também vale lembrar que essa é a melhor alternativa para quem viaja com bagagem, já que companhias aéreas low-cost e carros alugados oferecem espaços bem limitados para a acomodação de malas.
Pontos positivos
- As estações ficam no centro das duas cidades
- Os trens costumam ser bastante pontuais
- Contemplar as paisagens ao longo do caminho
- Das 3 opções, é o meio de transporte que menos polui o meio ambiente
Pontos negativos
- Devido a grande procura, pode ser difícil encontrar tarifas promocionais
Agora que você já sabe quais são os principais meios para ir de Barcelona a Paris, basta analisar os pontos positivos e negativos e oferecer a melhor opção ao seu cliente!
Caso você tenha um passageiro que opte por viajar de trem de Barcelona a Paris, entre contato com conosco e peça uma cotação sem compromisso!