Saiba o que fazer ao viajar para a Bélgica pela primeira vez
Romance, história e deliciosos chocolates, a Bélgica oferece de tudo aos seus turistas.
Esse pequeno país cosmopolita, é um dos destinos mais visitados em viagem à Europa, e uma das razões, sem dúvidas, são suas belas e históricas cidades medievais.
Por isso, preparamos algumas dicas importantes para o viajante que deseja realizar uma viagem inesquecível para Bélgica. Confira!
Onde fica a Bélgica?
Localizado na região Oeste da Europa, o país faz fronteira com a Alemanha, França, Luxemburgo e os Países Baixos.
A Bélgica dispõem de cerca de dez milhões de habitantes, sendo que a maior concertação fica em Bruxelas, sua capital.
Quais são as melhores cidades para se conhecer na Bélgica?
Bruxelas
Claro que a cidade de Bruxelas não poderia faltar em uma primeira visita à Bélgica. O destino que é sede da União Europeia e da OTAN, é frequentemente referido como a Capital da Europa.
A cidade possui uma enorme diversividade cultural, fator que abre caminho para um vibrante cenário de restaurantes, vida noturna agitada e mais de 80 museus espetaculares.
Uma das principais atrações de Bruxelas é a Grand Place, que foi construída como um mercado de mercadores no século XIII. Localizado no centro da cidade, é palco de inúmeros festivais e concertos durante todo o ano.
Se Paris tem a Torre Eiffel, Bruxelas tem o Atomium, um gigantesco monumento que se transformou no símbolo da cidade. Desenhado por André Wtarkeyn, essa gigantesca obra possui 102 metros de altura e representa um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes.
Bruges
A charmosa cidade parece ter saído das ilustrações de um livro de conto de fadas. Os canais circulam pelo destino como um colar de pérolas, criando o merecido apelido de “a Veneza do Norte“.
Listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, Bruges tem o exemplo mais bem preservado de um centro de cidade medieval, com sua torre do sino saindo de um amplo mercado aberto.
Com o centro fechado para os carros, toda a beleza e cultura desta cidade inesquecível podem ser facilmente exploradas a pé, embora um passeio de barco pelos canais tranquilos seja algo imperdível.
Gante
Considerada uma joia desconhecida, essa belíssima cidade ostenta uma casa de ópera, um punhado de museus, igrejas ainda mais antigas e inúmeras pontes que cruzam os dois rios que serpenteiam pelas ruas.
A verdadeira alegria de Gante pode ser encontrada passando uma tarde em um café ao ar livre. Se possível, em um assento no Graslei, um local pitoresco no canal no centro da cidade, com uma bela vista das muitas pontes, grandes casas e edifícios medievais.
Como alternativa, o viajante pode pegar uma bicicleta e explorar o bairro de Patershol nas proximidades, com um pequeno labirinto de charmosas ruas de paralelepípedos, o imponente Castelo de Gravensteen e a torre do sino reconhecida pela Unesco.
Antuérpia
De edifícios elegantes à vitrines bem vestidas, Antuérpia é uma cidade que vai além da beleza. Varia de edifícios medievais, como a impressionante prefeitura e praça, ao tribunal contemporâneo e inúmeras joias da Art Nouveau no meio.
O destino já foi uma das maiores e mais ricas cidades de toda a Europa em 1500, atualmente é o lar de lojas de renome mundial, como diversos atiles de notáveis designers de moda, como o famoso Antwerp Six.
Quais documentos são necessários para viajar para a Bélgica?
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Bélgica, e podem permanecer no país por até 90 dias sem visto.
As únicas exigências para viajar para o destino são: passaporte válido por mais de seis meses e o Certificado Internacional de Vacinação contra febre-amarela.
Qual é a melhor época para viajar para Bélgica?
Para os passageiros que apreciam um clima quente e ameno, a época preferível é de abril a outubro, durante os meses de primavera, verão e outono europeu.
Entretanto, o inverno pode ser uma estação esplendida! Já que, durante os meses de novembro a dezembro o país também apresenta passeios incríveis e uma gastronomia ainda mais formidável.
Qual idioma é falado na Bélgica?
Na Bélgica não exite barreiras de idioma, pois quem visita o país encontrará três línguas oficiais: o francês, alemão e o neerlandês. Além disso, o inglês também é muito usado por lá.
Qual é a moeda da Bélgica?
A moeda oficial é o EURO (€), assim como em 19 outros países europeus. Na maioria dos lugares, o viajante poderá pagar em dinheiro ou com os principais cartões de débito ou crédito (Visa, American Express, Diners Club e Euro card).
Quais são os horários de funcionamento dos comércios na Bélgica?
A maioria dos estabelecimentos fica aberto de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00, embora esses horários possam variar de loja para loja.
A maioria dos comércios fecha aos domingos, exceto Bruxelas que mantém alguns locais abertos como a Galeria St Hubert e lojas de presentes perto da Grand Place.
Depois destas dicas, que tal conhecer este fantástico país? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco para saber mais detalhes e conferir nossas opções de pacotes de viagens para a Bélgica.